Mindfulness: meditação e atenção plena para redução de stress

Ser mãe ou pai é uma das tarefas mais desafiantes e estressantes que nos ocorrem hoje na vida. A vida moderna faz com que nossas mentes fiquem dispersas em tantas tarefas ao mesmo tempo, see o que às vezes nos faz esquecer de prestar atenção ao mais importante, malady que são os nossos filhos. Isso pode significar graves consequências no desenvolvimento emocional saudável das crianças.

A Atenção Plena, healing ou Mindfulness, chega para nos assistir nesta encruzilhada. Cada vez mais pesquisas estão demonstrando que a Atenção Pena pode ser a chave para as transformações pessoais que nos sirvam para encarar os desafios da vida moderna com equanimidade.

O que é Mindfulness?

Atenção Plena é uma capacidade humana básica que nos possibilita prestar atenção ao que está acontecendo conosco a cada momento – de modo intencional, com interesse, curiosidade e aceitação – estabelecendo uma maior conexão com nossa vida, tanto interiormente quanto exteriormente. Também e uma prática, um método sistemático dirigido a cultivar clareza, insight e compreensão.

O termo atenção plena (do inglês mindfulness) designa uma atitude mental que se caracteriza por uma atenção ampla e tolerante dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente.

Mindfulness e atenção plena

Atenção plena.

Mindfulness pode ser entendido como um conjunto de práticas contemplativas de integração mente-corpo baseadas na experiência do momento presente, com consciência plena, e atitude aberta e não-julgadora a cada instante.

Não são necessariamente os eventos que ocorrem em nossas vidas que nos estressam, mas a forma como os percebemos e lidamos com eles. Quando podemos mudar o modo como os vemos, podemos mudar nosso modo de responder a eles. De acordo com Jon Kabat-Zinn, criador do Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), o primeiro e mais importante passo que precisamos dar para liberar-nos de toda uma vida de reatividade ao estresse é dar-nos conta de tudo o que ocorre, enquanto ocorre.

Como você pode se beneficiar?

Nos últimos anos, um grande número de autores e pesquisadores, entre eles o médico americano Jon Kabat-Zinn e os psicólogos americanos Marsha M. Linehan e Steven C. Hayes, vêm se dedicando ao trabalho de oferecer para a meditação um referencial teórico científico, possibilitando assim seu uso terapêutico independentemente da conceituação religiosa budista. Os estudos nos mostram que os benefícios da Atenção Plena incluem:

  • Estado de um equilíbrio emocional relacionado com a calma e o bem-estar.
  • Favorece estados de ânimo positivos e uma melhor abordagem dos negativos.
  • Melhora nossa forma de pensar e questionar nossos pensamentos.
  • Nos permite observar as consequências de nosso comportamento.
  • Nos ajuda a expormos a situações que antes evitamos.
  • Facilita o autoconhecimento.
  • Aumenta a nossa capacidade de regular as emoções e melhorar as relações pessoais

Pesquisas mostram que, além dos benefícios psicológicos, a prática da atenção plena melhora também o funcionamento do nosso organismo:

  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Reduz o estresse e a dor crônica.

Quer saber mais sobre essa técnicas de meditação para mindfulness (atenção plena)? Visite o site da Casa João de Barro.

 Sobre o autor

Honorio De La Iglesia López é instrutor de Mildfulness na Casa João de Barro (Casa de Psicodrama).

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